Planificação dos sólidos geométricos

Professora Marília Aparecida Wrubel, 5º ano B. Escola Municipal Protázio Scheifer

Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Protázio Scheifer, em Ponta Grossa, desenvolveram uma sequência didática entre os dias 06 e 12 de Junho, a qual continha atividades alusivas aos sólidos geométricos, compreendendo suas planificações e fazendo com que os mesmos sejam vistos em 3D.

As atividades tiveram início com algumas situações problemas que envolviam cálculos sobre as faces dos sólidos geométricos e também sobre como é a representação planificada de determinados sólidos. Como segunda atividade, os alunos receberam impressões contendo diferentes tipos de planificações de sólidos geométricos para que pudessem colorir suas faces de cores diferentes, para que ficasse claro a quantidade de faces presentes em cada sólido geométrico.

Continuando, os alunos realizaram o recorte das planificações dos sólidos geométricos e a dobradura dos mesmos, para que ficasse marcado aonde deveria ocorrer a dobra no momento da montagem. A professora utilizou um furador de papel e fez alguns furos nas planificações dos sólidos, demonstrando aos alunos aonde os mesmos deveriam passar o barbante. Para realizar a montagem, cada aluno recebeu um pedaço grande de barbante e passou o mesmo nos furos presentes nas planificações.

Durante esse momento de transpassar o barbante, os alunos colavam a base do sólido e iam percebendo como deveria ocorrer o processo de junção de todas as partes das planificações e poderiam mudar a ordem caso achassem necessário, pois caso o barbante estivesse em posições erradas quando o aluno puxasse o barbante para montar o sólido geométrico, o mesmo não iria formar corretamente, ficando torto e impossibilitando a contagem correta das faces.

Quando todos terminaram de montar seus sólidos, colamos os mesmos em carteiras e colocamos os nomes para deixar claro de qual sólido estávamos tratando. Essa atividade possibilita que os alunos montem e desmontem os sólidos a qualquer momento, para que possam ver os mesmos montados e também abertos, mostrando suas planificações.

Os sólidos geométricos foram expostos para que os alunos possam ter acesso as suas planificações e montagem em 3D sempre que houver necessidade.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sustentabilidade

Dia Internacional das Mulheres

Ponta Grossa