Reciclagem e a Preservação do Meio Ambiente
Professora Franciele Abgail Scheneider, 4º ano B. Escola Municipal Protázio Scheifer
Os alunos do 4º ano B da Escola Municipal Protázio Scheifer, em Ponta Grossa, desenvolveram uma sequência didática entre os dias 20 a 27 de Junho, a qual continha atividades alusivas sobre o trabalho infantil e a separação dos resíduos, com os objetivos de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da separação correta dos resíduos e a coleta seletiva.
As atividades tiveram início com a leitura da história em quadrinhos ( Lixão nunca mais),onde a professora distribuiu um livro para cada aluno realizar a leitura, após realizaram um debate em sala, abordando questões sobre o trabalho realizado por crianças nos lixões e a evasão escolar por conta de terem que trabalhar, os perigos de se trabalhar nesses ambientes, as consequências de jogar lixos nas ruas, córregos e nos mares, etc ... Então a professora passou algumas reportagens sobre os animais marinhos que ingerem lixo nos mares e acabam morrendo, como o caso da tartaruga marinha que teve um canudo preso em suas narinas. Como primeira atividade os alunos realizam pesquisas em livros sobre as cores utilizadas nos coletores, e copiaram no caderno um pequeno texto explicativo sobre o que é lixo e o que é resíduo e como é feita a separação dos resíduos conforme as cores da coleta seletiva e tempo de decomposição. Na segunda atividade, foram organizados em grupos e confeccionaram coletores de reciclados feitos com caixa de papelão, realizaram a pintura de cada caixa conforme as cores da coleta seletiva então colaram o símbolo da reciclagem nos coletores.
Como terceira atividade, os alunos trouxeram de casa diversos materiais que podem ser reciclados e então realizaram a separação correta, colocando cada material no coletor adequado. Para reforçar o conteúdo usaram livros de recorte para pesquisar figuras de diversos resíduos, recortaram as figuras e montaram um cartaz coletivo que foi exposto para toda a comunidade escolar ver, realizaram atividades de interpretação e cálculos matemáticos sobre o tempo de decomposição dos resíduos. Para. Para finalizar, os alunos escreveram um texto sobre a reciclagem e a preservação do meio ambiente. Todas as atividades realizadas em sala foram expostas para que toda a escola tenha acesso e perceba a importância da separação correta dos resíduos e a preservação do meio ambiente.
Este trabalho foi de extrema importância para que os alunos pudessem perceber a gravidade do acúmulo de resíduos pela população e quão importante é a colaboração de todos para a preservação do meio ambiente, através destes dias de debate e estudo, os alunos conseguiram se conscientizar e conscientizar suas famílias e toda comunidade escolar.
Os alunos do 4º ano B da Escola Municipal Protázio Scheifer, em Ponta Grossa, desenvolveram uma sequência didática entre os dias 20 a 27 de Junho, a qual continha atividades alusivas sobre o trabalho infantil e a separação dos resíduos, com os objetivos de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da separação correta dos resíduos e a coleta seletiva.
As atividades tiveram início com a leitura da história em quadrinhos ( Lixão nunca mais),onde a professora distribuiu um livro para cada aluno realizar a leitura, após realizaram um debate em sala, abordando questões sobre o trabalho realizado por crianças nos lixões e a evasão escolar por conta de terem que trabalhar, os perigos de se trabalhar nesses ambientes, as consequências de jogar lixos nas ruas, córregos e nos mares, etc ... Então a professora passou algumas reportagens sobre os animais marinhos que ingerem lixo nos mares e acabam morrendo, como o caso da tartaruga marinha que teve um canudo preso em suas narinas. Como primeira atividade os alunos realizam pesquisas em livros sobre as cores utilizadas nos coletores, e copiaram no caderno um pequeno texto explicativo sobre o que é lixo e o que é resíduo e como é feita a separação dos resíduos conforme as cores da coleta seletiva e tempo de decomposição. Na segunda atividade, foram organizados em grupos e confeccionaram coletores de reciclados feitos com caixa de papelão, realizaram a pintura de cada caixa conforme as cores da coleta seletiva então colaram o símbolo da reciclagem nos coletores.
Como terceira atividade, os alunos trouxeram de casa diversos materiais que podem ser reciclados e então realizaram a separação correta, colocando cada material no coletor adequado. Para reforçar o conteúdo usaram livros de recorte para pesquisar figuras de diversos resíduos, recortaram as figuras e montaram um cartaz coletivo que foi exposto para toda a comunidade escolar ver, realizaram atividades de interpretação e cálculos matemáticos sobre o tempo de decomposição dos resíduos. Para. Para finalizar, os alunos escreveram um texto sobre a reciclagem e a preservação do meio ambiente. Todas as atividades realizadas em sala foram expostas para que toda a escola tenha acesso e perceba a importância da separação correta dos resíduos e a preservação do meio ambiente.
Este trabalho foi de extrema importância para que os alunos pudessem perceber a gravidade do acúmulo de resíduos pela população e quão importante é a colaboração de todos para a preservação do meio ambiente, através destes dias de debate e estudo, os alunos conseguiram se conscientizar e conscientizar suas famílias e toda comunidade escolar.
Comentários
Postar um comentário