Cultivando conhecimento e sustentabilidade


Professora Vanessa Lima, 5° ano A. Escola Protázio Scheifer.

Cultivando conhecimento e sustentabilidade: Alunos do 5º A da escola Protázio Scheifer, iniciaram essa semana a construção da estrutura da horta suspensa. Este é apenas o começo de uma jornada contínua de estudos inspirados na apostila do “Agrinho”.

A iniciativa nasceu da necessidade de proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda da importância da agricultura sustentável e do cultivo de alimentos, dando continuidade aos estudos da apostila do sistema FAEP. "Quero que nossos alunos se conectem com a natureza de uma forma significativa, entendendo a importância de cultivar alimentos de forma responsável e respeitosa ao meio ambiente, e o mais incrível que isso está acontecendo de forma sustentável, reutilizando materiais recicláveis e fazendo compostagem com restos de orgânicos da cozinha da escola".

Desde o início, os alunos foram incentivados a participar ativamente de todas as etapas do processo, desde a preparação do solo até o plantio das sementes. Eles aprenderam sobre as diferentes necessidades de cultivo de uma variedade de vegetais, como alface, tomate, cenoura e ervas aromáticas, e foram encorajados a tomar decisões autônomas sobre o manejo da horta. Ainda durante o cultivo utilizaram conhecimentos de matemática simples para calcular as dimensões da horta suspensa, levando em consideração fatores como o espaço disponível, a quantidade de luz solar e a geometria do espaço. Essas medidas precisam ser precisas para garantir que as plantas tenham espaço suficiente para crescer e prosperar. Isso envolveu conhecimentos matemáticos simples, como adição, subtração e multiplicação, para garantir que as plantas sejam espaçadas de maneira uniforme e eficiente dentro de canos PVC e garrafas PET (todos materiais recicláveis trazidos pelos alunos).

Além de promover a consciência ambiental, a horta suspensa também tem um impacto positivo na comunidade escolar. As cenouras cultivadas serão utilizadas no projeto JEEP ( Jovens empreendedores, primeiros passos), preparando um bolo de cenoura mais nutritivo e sem agrotóxicos para venda. "É incrível ver como esse projeto não só educa nossos alunos, mas também beneficia e integra toda comunidade escolar, promovendo hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis" (Prof/ª Vanessa Lima).

“Aprendi tanto sobre como as plantas crescem e como podemos cuidar delas e ao mesmo tempo aprender matemática, português, ciências e agricultura. É como se estivéssemos fazendo parte da natureza de uma maneira muito especial.” Fala a aluna Marjorie Yumi Susuki.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º Ano do Explora a História de Ponta Grossa

Alunos do 4º ano da escola Protázio Scheifer realizam atividades de prevenção ao Bullying

Estudantes do 5º Ano da Escola Protázio Scheifer Juntam Tampinhas Plásticas para Ajudar o Meio Ambiente e Doar para Instituição Pequeno Anjo