Cultivando conhecimento e sustentabilidade


Professora Vanessa Lima, 5° ano A. Escola Protázio Scheifer.

Cultivando conhecimento e sustentabilidade: Alunos do 5º A da escola Protázio Scheifer, iniciaram essa semana a construção da estrutura da horta suspensa. Este é apenas o começo de uma jornada contínua de estudos inspirados na apostila do “Agrinho”.

A iniciativa nasceu da necessidade de proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda da importância da agricultura sustentável e do cultivo de alimentos, dando continuidade aos estudos da apostila do sistema FAEP. "Quero que nossos alunos se conectem com a natureza de uma forma significativa, entendendo a importância de cultivar alimentos de forma responsável e respeitosa ao meio ambiente, e o mais incrível que isso está acontecendo de forma sustentável, reutilizando materiais recicláveis e fazendo compostagem com restos de orgânicos da cozinha da escola".

Desde o início, os alunos foram incentivados a participar ativamente de todas as etapas do processo, desde a preparação do solo até o plantio das sementes. Eles aprenderam sobre as diferentes necessidades de cultivo de uma variedade de vegetais, como alface, tomate, cenoura e ervas aromáticas, e foram encorajados a tomar decisões autônomas sobre o manejo da horta. Ainda durante o cultivo utilizaram conhecimentos de matemática simples para calcular as dimensões da horta suspensa, levando em consideração fatores como o espaço disponível, a quantidade de luz solar e a geometria do espaço. Essas medidas precisam ser precisas para garantir que as plantas tenham espaço suficiente para crescer e prosperar. Isso envolveu conhecimentos matemáticos simples, como adição, subtração e multiplicação, para garantir que as plantas sejam espaçadas de maneira uniforme e eficiente dentro de canos PVC e garrafas PET (todos materiais recicláveis trazidos pelos alunos).

Além de promover a consciência ambiental, a horta suspensa também tem um impacto positivo na comunidade escolar. As cenouras cultivadas serão utilizadas no projeto JEEP ( Jovens empreendedores, primeiros passos), preparando um bolo de cenoura mais nutritivo e sem agrotóxicos para venda. "É incrível ver como esse projeto não só educa nossos alunos, mas também beneficia e integra toda comunidade escolar, promovendo hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis" (Prof/ª Vanessa Lima).

“Aprendi tanto sobre como as plantas crescem e como podemos cuidar delas e ao mesmo tempo aprender matemática, português, ciências e agricultura. É como se estivéssemos fazendo parte da natureza de uma maneira muito especial.” Fala a aluna Marjorie Yumi Susuki.













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