Alunos do 4º ano da escola Protázio Scheifer realizam atividades de prevenção ao Bullying

Professora Regiane Caroline de Oliveira Costa, 4º ano A. Escola Municipal Protázio Scheifer.


Com o objetivo de prevenir a prática do bullying, alunos do 4º ano se aprofundaram no tema e promoveram uma série de ações envolvendo toda a escola.

Durante as últimas semanas, os educandos do 4º ano da escola Protázio Scheifer, coordenados pela professora Regiane Oliveira, realizaram várias atividades envolvendo a cultura da paz e o combate ao bullying no ambiente escolar.

De acordo com vários estudiosos da área, o bullying é uma situação caracterizada por agressões verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Mesmo sem uma denominação em português, esse termo é entendido como ameaça, opressão, intimidação e humilhação.

Percebendo a necessidade de trabalhar mais sobre o tema, a docente planejou uma série de ações em que os alunos puderam pesquisar sobre os vários aspectos do bullying, bem como as crenças que sustentam essa prática prejudicial e os danos que ela causa no ambiente escolar. Rodas de conversa foram organizadas com o intuito de discutir sobre os sinais que podem indicar bullying, o que fazer caso observe violência na escola e os efeitos desse tipo de comportamento.

Como forma de transmitir essas informações, os alunos do 4º ano tiveram a ideia de criar um Spot de campanha (um anúncio ou comercial curto, utilizado para divulgar e/ou transmitir uma mensagem).


Participação especial

Em parceria com o Grupo de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal, a escola proporcionou uma apresentação com o objetivo de incentivar o respeito e a empatia com os colegas e funcionários da escola.

Os agentes apresentaram aos alunos os cães farejadores que compõem o Canil da Guarda Municipal. Os alunos puderam conhecer os detalhes desse trabalho, fazer carinho e até tirar fotos com os animais.

Durante a apresentação, os agentes destacaram a importância de tratar os colegas e os funcionários da escola com gentileza e empatia, evitando o bullying.

Para a professora, todo o trabalho desenvolvido foi fundamental, pois “a conscientização é de extrema importância para prevenir esse problema e garantir o bem-estar e a segurança de todos os alunos dentro da escola.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Povos Indígenas

Estudantes do 5º Ano da Escola Protázio Scheifer Juntam Tampinhas Plásticas para Ajudar o Meio Ambiente e Doar para Instituição Pequeno Anjo

Cultivando conhecimento e sustentabilidade