Dia dos Povos Indígenas

Professora Marília Aparecida Wrubel, 5º ano B. Escola Municipal Protázio Scheifer


Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Protázio Scheifer, em Ponta Grossa, desenvolveram uma sequência didática entre os dias 18 e 19 de Abril, a qual continha atividades alusivas ao Dia dos Povos Indígenas com os objetivos de compreender a influência da cultura indígena, conhecer a cultura dos Povos Indígenas, suas tradições, sua culinária e seus jogos e de compreender o motivo da mudança do nome da data comemorativa.

As atividades tiveram início com um texto lido coletivamente e após isso, um debate em sala organizado pela professora, abordando questões sobre a origem da data comemorativa e os alunos realizaram interpretação do texto, através de perguntas. Como segunda atividade os alunos ouviram a música: “Tututu Tupi” de Hélio Ziskind e os alunos deveriam ouvir a música e grifar as palavras que tinham origem indígena, as quais foram descobertas através de uma pesquisa trazida pela professora. Continuando, os alunos leram um texto sobre a arte indígena e depois cada aluno reproduziu a arte indígena do trançado utilizando papel com folhas coloridas.

Como quarta, os alunos ouviram a música: “Todo dia era dia de Índio”, da Baby Consuelo e deveriam grifar as palavras de origem indígena apresentadas na música, grifar os dígrafos e os encontros vocálicos que estavam na mesma e depois eles escreveram sobre o motivo da criação da música, já que a mesma explora a situação de antes dos portugueses chegarem ao Brasil todo dia era dia de índio. Para finalizar os trabalhos, os alunos leram um texto coletivamente sobre os jogos indígenas e reproduziram uma criação de arco e flecha, utilizando cabide de roupa, palito de churrasco e fio de lã.

Todas as atividades realizadas em sala foram expostas para que toda a escola tenha acesso e perceba a importância da comemoração desta data, a qual foi conseguido através de muitas tragédias. Este trabalho foi de extrema importância para que os alunos pudessem perceber como a cultura indígena está presente em nosso dia a dia e intrínseca em nossas raízes.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º Ano do Explora a História de Ponta Grossa

Alunos do 4º ano da escola Protázio Scheifer realizam atividades de prevenção ao Bullying

Estudantes do 5º Ano da Escola Protázio Scheifer Juntam Tampinhas Plásticas para Ajudar o Meio Ambiente e Doar para Instituição Pequeno Anjo